segunda-feira, 28 de março de 2011

''Uma Verdade Inconveniente''

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, estudou e apresentou o conceito , causas e consequências do aquecimento global.  Faz uma crítica e apelo ao intenso lançamento de gases poluentes na atmosfera.
A atmosfera é fina o bastante para que nós sejamos capazes de mudar sua composição.
O constante e intenso lançamento de gases poluentes na atmosfera está provocando mudanças na atmosfera. Essa fina camada está engrossando com a poluição que sobe ate lá e mais radiação infravermelha fica contida nela, aquecendo mais a Terra.
Ao medir os níveis de dióxido de carbono na atmosfera e relacioná-los as mudanças da civilização, um pesquisador fez uma projeção no futuro para ver onde chegaria se nós não fizéssemos alguns ajustes.
Al Gore notou que, uma vez por ano, o gráfico de concentração de CO2 subia e descia. A explicação é porque maior parte da vegetação se encontra no hemisfério norte. Então quando o hemisfério norte se inclina pro sol, como acontece na primavera e verão, as folhas brotam e respiram o dióxido de carbono diminuindo a quantidade na atmosfera.  Mas quando o hemisfério norte se inclina para longe do sol, as folhas caem e exalam dióxido de carbono e a quantidade na atmosfera volta a subir de novo, como acontece no inverno e outono.
As geleiras de todos os lugares do mundo então se reduzindo.
É possível medir a quantidade de CO2 na atmosfera das décadas anteriores por uma amostra de neve da época. É possível também calcular uma temperatura precisa pelas bolhas de CO2 que estão na amostra de neve através de isótopos de oxigênio.
Ao analisar as temperaturas em mil anos e compararmos com níveis de CO2 de mil anos, os cientistas notaram que eles têm ligação. Quanto maior a quantidade de CO2 que se concentram na atmosfera, maiores serão as temperaturas.
Ao analisar nos últimos 650.000 anos os níveis de CO2 da Antártida, é possível notar que os níveis nunca ficaram acima de 300ppm (partes por milhão). Hoje o nível de dióxido de carbono que nunca esteve maior que 300ppm está muito acima de onde sempre esteve no ciclo natural.
Se analisarmos os 10 anos mais quentes de todos os registros todos ocorreram nos últimos 14 anos.
Em 2003, na Europa houve uma forte onda de calor que matou 35 mil pessoas, no mesmo ano, na Índia, a temperatura alcançou 50 graus Celsius. O aumento de temperatura esta ocorrendo no mundo todo, inclusive no oceano.
Quando os oceanos esquentam mais, as tempestades, furacões, tornados e tufões são mais fortes. Antes diziam que era impossível um furacão no atlântico sul, mas em 2004, o primeiro atingiu o Brasil.

O aquecimento global causa mais alagamentos e também mais secas, pois além de aumentar a precipitação a desloca.
O aquecimento global causa mais precipitação, a maior parte na forma de grandes tempestades localizadas, porque a evaporação dos oceanos joga a umidade toda para cima e desce na forma de chuva, neve ou granizo. Além da evaporação nos oceanos, o calor suga a umidade do sono atenuando a situação de seca de algumas regiões do Globo, como o Niger.  
O ártico é uma das regiões que sofre com mais rapidez os impactos do aquecimento global.
 Nos últimos anos, houve uma considerável diminuição na espessura e extensão da calota de gelo do Ártico. Daqui a 50 a 70 anos, ela deverá ter sumido completamente.
Se a Groelândia derretesse completamente, o nível do mar aumentaria 6 metros e os mapas dos continentes teriam que ser redesenhados.  
É possível reduzir as emissões de CO2 à zero.  Pode-se iniciar esse trabalho comprando aparelhos eletrônicos mais eficientes, usando mais o transporte público ou bicicletas, plantando mais árvores, elegendo lideres que prometam resolver esta causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário